24 outubro 2015

COMISSÃO x SALARIO 



         Somos profissionais, na maioria das vezes, autônomos ou liberais. Temos sim que matar uma leão por dia e, claro, quase nem todos os dias conseguimos fazer isso. Quando depois de muitos dias recebendo não, falta de educação muita das vezes, falta de consideração com nossos compromissos ( agendamentos simplesmente faltosos sem prévio aviso ) são alguns dos obstáculos e desafios de nossa rotina. Ainda sim, sendo solistas, educados e normalmente atenciosos, pois nem sempre o cliente quer comprar, vi casos que o mesmo apenas precisava desabafar, viu um stande aberto e parou. Passou por horas contando a vida, alimentando sua expectativa, mas no fundo estava mesmo sozinho e precisando de terapia.
         Estou apenas ilustrando bem por cima, claro existem casos bem piores, momentos que nos deparamos quase que diariamente em nosso mercado. Temos mesmo que ser muito mais que consultores, conhecendo de mercado, analisando índices, buscando o melhor investimento e direcionando o cliente para aquilo que realmente vai atender ele agregando valor e definindo sua qualidade de vida.
         Mas no momento em que esta iniciando o trabalho, ou no final de uma serie de passos prévios, ainda temos que lutar, quase que sem causa ou por falta de informação de quem atendemos pelo nosso salário.  O mesmo pergunta : 
         - Quanto você cobra de comissão ? ( O conselho tem a tabela gente, entre 6% e 8% )
Respondo exatamente aquilo que estou instruído e habilitado a fazer : 
         - Sr./Sra. segundo o CRECI temos a tabela que nos ampara e orienta a cobrar esse valor.
Logo tenho uma ríspida resposta:
         - Mas Tudo isso ? Não senhor, pago 3% ( três por cento ), podemos acertar assim ? 

O Pai, mal sabe ele o quanto esta me desvalorizando, não levando em consideração todo o trabalho e situação que temos que lidar. Temos os próprios "profissionais" da área se assim podemos os chamar, que constantemente usurpam suas carreiras, atrapalham os verdadeiros e normalmente ocupam espaço apenas desvalorizando nosso passe. Imagino que se fosse um advogado ( profissional liberal igual ao corretor ), detalhe que esta é minha formação, iria te cobrar entre 15% e 20% e sem duvidas, não haveria qualquer tipo de contestação. Então por que ? Qual o motivo de simplesmente não valorizar o trabalho alheio da maneira devida ? 

      Claro que cada caso seria um caso, mas temos sim contas a pagar, não sabemos quando o próximo "leão" vai passar e nem se ao menos ainda irá existir esse animal. Mas uma coisa temos a certeza, temos que continuar vivendo, comendo todos os dias, contas e impostos a pagar, diversos custos individuais para nos manter trabalhando e ainda sim, somos cuidadosos e queremos sim o melhor para o nosso cliente.

      Pense nisso quando quiser ou tiver vontade de usar os serviços de um profissional de imóveis. 


MAI 


* Nosso cliente sabe a diferença e isso que realmente importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

class = "fb-like" data-share = "true" dados de largura = "450" data-show-faces = "true" >